Quando construímos ou reformamos é comum surgirem dúvidas, em especial quanto às características e aplicações de fios e cabos elétricos. Afinal, o que difere um do outro e em que circunstâncias utilizá-los?
Neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre esses condutores. Boa leitura.
O que difere fios de cabos elétricos?
Como dissemos anteriormente, os fios e os cabos são condutores elétricos e, portanto, têm a mesma finalidade: conduzir corrente elétrica. Além do objetivo, esses materiais têm, basicamente, as mesmas características em termos de matéria-prima (cobre ou alumínio), capacidade de condução e resistência da isolação.
O que diferencia um do outro é a maleabilidade e a composição interna. Como o próprio nome sugere, o fio elétrico é formado por um único e espesso filamento; o cabo, por sua vez, é composto por vários filamentos finos e entrelaçados, o que o torna mais flexível do que o primeiro.
Fios x cabos elétricos: qual é a melhor opção?
Não existe uma resposta certa ou errada para essa pergunta. De maneira geral, a preferência do projetista ou instalador por um ou outro material se dá pela facilidade de aplicação, uma vez que o fio e o cabo elétrico apresentam o mesmo desempenho e durabilidade.
O mais comum é utilizar o fio em instalações mais simples e em quadros elétricos porque esse material é rígido e não pode ser dobrado sob pena de interromper a corrente elétrica. Já cabo é indicado para tipos variados de instalações. Isso em função de sua flexibilidade e facilidade de manuseio.
Ademais, os cabos são constantemente aplicados na ligação entre duas partes de circuito, inclusive aquelas que mudam de posição. Esses produtos se partem com mais dificuldade, se comparados aos fios.
Independentemente da escolha é aconselhável utilizar fios e cabos de cobre de alta condutividade e antichamas, com nível de isolamento para 750 e 1000 V e revestimento termoplástico, exceto se houver contraindicação no projeto executivo de elétrica.
E mais: no momento de adquirir um fio ou cabo para a sua residência, recomenda-se avaliar não somente o preço do material, mas também outros atributos: seção, temperatura, tensão de isolamento e qualidade.
Quais são os usos e as aplicações do cabo elétrico?
Muitos não sabem, mas existem diferentes tipos de cabo e cada um deles apresenta uma finalidade ou aplicação. Os principais são os de energia, telefonia, antena e televisão, som e para informática.
- Cabos de energia: disponíveis em diversas espessuras e cores, esses tipos de cabo são empregados com o intuito de transmitir, a partir de um ponto principal, corrente elétrica para toda a casa ou estabelecimento.
- Cabos de telefonia: são aqueles voltados para a condução de energia aos aparelhos telefônicos. Costumam ser classificados de acordo com o número de vias que possuem.
- Cabos para antena e televisão: esses cabos são responsáveis por transmitir os sinais das emissoras para a televisão. Existem também cabos próprios para HDMI.
- Cabos de som: são os cabos elétricos que conectam o aparelho de som à caixa, tendo em vista a transmissão da sonoridade.
- Cabos para informática: aqueles utilizados para conectar um computador ou notebook a uma rede de internet.
Ainda tem dúvidas se deve comprar fios ou cabos? Então acesse o site da Amphenol para conhecer os nossos produtos ou entre em contato conosco. Teremos o prazer de encontrar a solução perfeita para você!