Para instalações que necessitam de cabos de fibra ótica, uma das melhores opções é o cabo troncal. Mas é importante verificar quais os tipos de cabos troncais existentes no mercado brasileiro para que o melhor seja utilizado no caso em questão.

O cabo troncal é um tipo de cabo coaxial e é fabricado com variações de dimensão, resistência e indicação conforme o ambiente da instalação. Por isso, conhecer as opções é importante.

Diversidade de cabos troncais

Uma das principais diferenças entre os modelos de cabos troncais existentes no mercado está no tamanho. A fabricação pode ocorrer com medidas que podem ser de:

• 0540;

• 0565;

• 0700;

• 0715;

• 0840;

• 0860.

Esse modelo de cabo é ideal para ambientes variados, como em locais costeiros, urbanos, bem como em aplicações subterrâneas e de alimentação, onde ocorra a necessidade de maior resistência mecânica.

Essa variedade na forma de utilização é possível, pois os cabos troncais são resistentes, inclusive resistem contra-ataques de roedores, o que permite que sejam utilizados em ambientes com a aparição desse tipo de animais.

A maioria dos modelos de cabos troncais é desenvolvido com capa de alumínio que não possui emenda externa, o que favorece a durabilidade do material e garante maior resistência mecânica e contra os mais variados tipos de fatores externos.

Características dos tipos de cabo troncal 750 hms e 500

O condutor dos tipos mais utilizados dentre as opções de cabo troncal é desenvolvido em cobre ou alumínio, com padrão de construção de 2,77 milímetros, o que proporciona a utilização em diversos locais padronizados.

Além disso, o cabo troncal possui gás expandido dielétrico, isso indica que ele não possui passagem de eletricidade. Por isso pode ser colocado em dutos onde existam cabos elétricos sem a ocorrência de perigo de curto circuito no cabo troncal.

Para ainda mais segurança, os modelos de 500 CommScope e 750hms possuem fabricação com material polietileno retardador de chama. Isso é um dos requisitos que muitos prestadores de serviço possuem no momento da compra.

Esse tipo de material evita a propagação de fogo em caso de incêndios, o que é um grande requisito de segurança para os mais variados ambientes, como em condomínios, ambientes residenciais e até mesmo empresariais.

Verificação pela ANATEL

Independendo do tipo de cabo troncal escolhido, todos precisam ser vistoriados e aprovados pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Com isso, ocorre a garantia de que o cabo observa todas as características de qualidade, eficiência e segurança que são necessárias para os tipos de instalações sejam elas residências ou de qualquer outro tipo.

Por isso, é importante ficar atento à procedência do cabo e escolher o que mais se enquadra nas necessidades da instalação, conforme as características fornecidas e a peculiaridade de cada sistema de instalação, se CATV, internet ou outro.

Restou dúvida sobre os tipos de cabos troncais? Entre em nosso site, vá até a aba de produtos e encontre o cabo mais adequado as suas necessidades. E caso não encontre, entre em contato conosco, podemos desenvolver um produto específico para você!