Ao comprar um cabo de rede, geralmente consideramos dois aspectos: um é a qualidade e o outro é o preço. No entanto, no que diz respeito à segunda característica, como um comprador pode adquirir o melhor produto, com alta durabilidade e eficácia?
Na verdade, na hora de comprá-lo, muitos fatores podem ser levados em consideração e, para isso, resumimos, aqui, alguns recursos principais que um cabo de qualidade deve ter.
Confira, agora, e não deixe de considerar estes aspectos antes de escolher o seu:
Um bom cabo passa nos testes da Fluke
O teste Fluke, emitido pela Fluke Networks, é considerado um dos critérios mais autorizado para determinar a qualidade de um cabo. Isso porque pode testar a qualidade de acordo com diferentes padrões de cabos, como ANSI/TIA, ISO/IEC 11801, etc.
O Fluke inclui testes de patch cord e testes de canal para patch panels, para cabos de rede em massa. A primeira testagem é ainda a mais rigorosa. Portanto, os cabos que passam por esta etapa têm um desempenho mais alto.
O fato é que, embora o teste Fluke seja conhecido por muitos fornecedores, nem todos eles podem garantir que seus cabos de rede tenham 100% de aprovação.
Por isso, para evitar a compra de cabos inferiores, os clientes devem comprar de locais que possam fornecer o relatório de teste, comprovando a qualidade.
Possui baixa diafonia
Normalmente, um cabo com baixa diafonia, ou seja, interferência eletromagnética, sempre apresenta um bom desempenho. Mas como saber se um cabo tem essa característica?
Para cabos UTP (par trançado não blindado), a taxa de torção (por distância de torção, o tom do par trançado) determina muito a diafonia.
Normalmente, quanto mais apertado o par trançado, menor é. Deve-se observar que cada um dos quatro pares trançados em um cabo de rede deve ter diferentes taxas de torção para minimizar a diafonia entre os pares.
Para cabos blindados, a blindagem influencia muito a diafonia. Quanto mais camada de blindagem um cabo tiver, menos interferência sofrerá.
O bom cabo usa conectores banhados a ouro de 50 µm
O material dos conectores ou dos contatos em um plugue de cabo é vital para a manutenção constante do sinal. Como todos sabemos, a prata tem a melhor condutividade, seguida por ouro, cobre, alumínio e depois níquel e ferro.
No entanto, é preciso ter em mente que prata e alumínio são extremamente oxidáveis e, por sua vez, o ouro dificilmente é oxidado no ambiente natural.
Diante dessa situação, este é o material ideal para obter uma conexão à Internet forte e duradoura, para que você não perca seu sinal e não precise gastar mais dinheiro substituindo constantemente os cabos.
Precisa de um bom cabo?
Somos uma líder mundial em produtos de conectividade e sistemas de interconexão há mais de 80 anos. Produzimos fios e cabos para o segmento de telecomunicações, banda larga, rede móveis, automotivo, fibra ótica, energia renovável, entre outros.
Acesse a nossa aba de produtos para saber mais. E, caso não encontre o que deseja, não deixe de entrar em contato, pois podemos ajudar desenvolvendo um produto específico para você e seu computador.