Nos dias de hoje, é quase impossível imaginar uma vida sem telecomunicação. Vivemos cercados de aparelhos tecnológicos que nos permitem a comunicação à distância, o que faz com que, a cada dia que passa, nos tornemos mais dependentes destas ferramentas.
Diante de tal realidade, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece alguns padrões para que as necessidades da população possam ser supridas tanto em termos de segurança quanto de funcionalidade. Um dos temas com o qual o órgão precisa lidar é a produção e certificação dos fios telefônicos.
Disponíveis nos mais variados modelos, estes fios são indispensáveis para o segmento de telefonia e telecomunicação e têm inúmeras utilidades práticas. Apenas a título de exemplo, podemos citar o uso dos fios telefônicos nas instalações internas de edifícios residenciais, comerciais e industriais.
A seguir, falaremos sobre dois tipos de fio telefônico e suas especificidades: FI e FDG. Continue lendo e entenda quais são as diferenças entre ambos.
Características do fio telefônico FI
O fio FI é destinado para o uso interno na ligação de aparelhos telefônicos domiciliares. Pode ser instalado de dois modos diferentes: embutido nas tubulações da construção ou fixado ao longo dos rodapés.
Este tipo de fio telefônico é composto de um par torcido de condutores de cobre estanhado e eletrolítico, os quais são isolados com PVC (cloreto de polivinila), um material que não contribui com a propagação das chamas em caso de incêndio.
Além de ser fabricado na cor cinza, o fio FI possui uma característica que o distingue: em um dos condutores, existe uma saliência perceptível ao tato e que acompanha o fio tem toda a sua extensão.
Em geral, os fios telefônicos FI são acondicionados em rolos de 200 metros. O produto segue as especificações da NBR 9115 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que determina os requisitos mínimos necessários à fabricação de Fio Telefônico FI isolado com PVC.
Características do fio telefônico FDG
O fio telefônico FDG é muito semelhante ao FI apresentado acima. Um exemplo disto é que o produto é constituído de até seis condutores de cobre estanhado e eletrolítico, os quais também são torcidos entre si e isolados separadamente por um composto de PVC. A diferença, porém, é que o fio FDG é fabricado em cores diferentes do cinza característico do fio FI, como preto e laranja ou preto e branco.
Além disso, o uso do fio FDG não é o mesmo do fio FI, sendo indicado para interligação de blocos terminais em armários de distribuição, caixas internas e quadros de distribuição em edifícios, caixas terminais, montagem de instalações provisórias e distribuidores de equipamentos telefônicos de computação.
Este modelo de fio atende aos requisitos da norma SPT 235-310-705 da Telebrás (Telecomunicações Brasileiras S/A) e da NBR 9123, que dispõe sobre a fabricação de Fio telefônico FDG isolado com PVC.
Acesse agora mesmo o nosso site e conheça os melhores produtos de telefonia disponíveis para você. Se tiver dúvidas ou não encontrar o item que deseja, entre em contato conosco e peça um produto personalizado.