O agravamento das crises ambientais vem evidenciado, de forma crescente, a necessidade da adoção de fontes de energia renováveis. Nesse cenário, a energia solar se destaca por seus benefícios. Contudo, para aderir a essa fonte é preciso conhecer quais são os tipos de painel solar fotovoltaico presentes no mercado, uma vez que são eles que convertem a energia luminosa do sol em energia elétrica.
Continue lendo e saiba mais sobre o que são painéis fotovoltaicos e quais são os tipos principais.
O que é um painel solar fotovoltaico e quais são os principais tipos presentes no mercado?
Painéis fotovoltaicos são instrumentos utilizados para fazer a captação da luz solar. Eles são formados pelas chamadas células solares fotovoltaicas, que são as principais responsáveis pela conversão da luz em eletricidade por meio da movimentação de elétrons.
A energia solar se destaca por sua fonte inesgotável e por fazer uso do vidro, material 100% reciclável. Além disso, a pouca necessidade de manutenção dos painéis e a flexibilidade, sendo acessíveis para espaços variados como residências e indústrias, representam também algumas das vantagens desse tipo de energia.
Para fazer a melhor escolha no momento de adquirir um painel fotovoltaico é necessário considerar a eficiência desses. A eficiência é definida pela quantidade de energia luminosa que o painel consegue converter em eletricidade, em relação à quantidade total que recebe.
Essa eficiência varia de acordo com os diferentes tipos, dentre os quais é possível destacar os painéis fotovoltaicos de silício monocristalino e policristalino, e os painéis fotovoltaicos de filme fino.
Painéis fotovoltaicos de silício monocristalino e policristalino
Esses painéis são feitos a partir de cristais de silício, elemento que se mostrou o mais eficiente para a conversão. Portanto, ambos possuem alta eficiência.
Os painéis de silício monocristalino são os mais eficientes do mercado, variando entre 15 a 22% do total de luminosidade recebida. Em decorrência da eficiência alta, eles precisam de menos espaço para produzir a mesma quantidade de energia que os demais tipos, mas essas características também faz com que eles sejam mais caros.
Já os painéis fotovoltaicos de silício policristalino apresentam uma eficiência menor, de 14 a 20%. A principal distinção desse tipo para o anterior é que o monocristalino, como o nome indica, é feito a partir de único cristal de silício, enquanto o policristalino é produzido a partir de blocos, que abarcam múltiplos cristais, mas que interferem no grau pureza do silício.
Painel solar fotovoltaico de filme fino
Painéis fotovoltaicos de filme fino, que possuem as células conhecidas como células fotovoltaicas de película fina (TFPV), são constituídos por meio da aplicação de camadas tênues de determinado material sobre uma superfície de metal ou vidro.
Esse material pode ser constituído por silício amorfo ou telureto de cádmio, por exemplo, ou ainda por células solares fotovoltaicas orgânicas, que a partir de princípios da eletrônica orgânica efetuam a conversão de energia.
Painéis desse tipo possuem um custo de produção menor do que os anteriores, fazendo com que sejam mais baratos, contudo, sua eficiência também é menor, estando entre 7 e 13%. Em decorrência disso, eles demandam mais espaço, não sendo uma boa opção para residências.
Dessa forma, é importante considerar esses diversos aspectos, de modo a escolher um tipo de painel fotovoltaico que seja mais otimizado nas condições específicas de aplicação.
Quer saber mais informações sobre esses dispositivos? Visite a nossa aba de produtos. Caso não encontre o que procura, entre em contato conosco que podemos ajudar desenvolvendo um produto de acordo com as suas necessidades.