Saber escolher o melhor cabo de telecomunicação é fundamental para a garantia do bom funcionamento de serviços de telefonia e rede.
Isso porque esses cabos são a principal forma de envio e recebimento de dados entre dois ou mais equipamentos. Um mau planejamento pode levar a escolha de um cabo inadequado, que não suporte a quantidade de dados necessária ou que não tenha resistência suficiente aos ruídos, causando prejuízos aos usuários.
Mas como escolher o melhor cabo? Para te ajudar nessa tarefa, vamos apresentar neste artigo os principais tipos de cabos de telecomunicação. Acompanhe:
Para que servem os cabos de telecomunicação?
Cabos de telecomunicação são configurados para atender as necessidades de telefonia e informática, conforme os padrões definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.
Eles podem ser utilizados tanto internamente quanto externamente. Algumas de suas aplicações são, por exemplo:
• Ligações de aparelhos telefônicos;
• Instalações internas em edifícios residenciais, comerciais ou industriais;
• Instalações de redes aéreas ou subterrâneas;
• Interligação de blocos de armários de distribuição;
• Caixas internas e caixas terminais;
• Entradas de edifícios.
Para atender as necessidades de cada aplicação e promover um funcionamento seguro e eficaz dos serviços de telecomunicação, existem diversos modelos de cabos disponíveis no mercado.
Cabos internos de telecomunicação
Há dois tipos principais de cabos de telecomunicação para uso interno: o CI e o CCI.
Os cabos CI são constituídos por, no mínimo, 10 pares de condutores de cobre estanhado, com isolamento em termoplástico. Eles são indicados, sobretudo, para utilização em instalações internas de centrais telefônicas e edifícios residenciais, comerciais ou industriais, além de equipamentos telefônicos em geral.
Os cabos do tipo CCI também são constituídos por condutores de cobre com isolantes em termoplástico, mas possuem um número menor de pares, no máximo seis. Eles servem principalmente para aplicações em instalações telefônicas de edifícios.
Cabos externos de telecomunicação
Para uso em instalações aéreas ou subterrâneas em dutos, podem ser utilizados os cabos telefônicos CCE-APL ou CTP-APL. Os dois têm características bem semelhantes: são formados por condutores de cobre eletrolítico, têmpera mole, e protegidos por uma capa APL, que consiste em uma fita de alumínio coberta por termoplástico longitudinal.
A maior diferença está no número de condutores. No CCE-APL, há, no máximo, quatro pares, enquanto o CTP-APL é constituído por, no mínimo, 10 pares.
Outro tipo de cabo externo é o CCE-APL-ASF, que é recomendado exclusivamente para instalações aéreas. Ele é formado por até 30 pares de condutores de cobre eletrolítico, também de têmpera mole e com proteção da capa APL em conjunto com fibras sintéticas incorporadas ao revestimento.
Para conexões telefônicas subterrâneas em dutos ou diretamente enterradas no solo, são indicados os cabos CTP-APL-G.
Eles possuem 10 pares de condutores, também de cobre eletrolítico, têmpera mole e com capa APL, mas sua principal diferença está no núcleo, que é totalmente preenchido com material resistente à umidade, diferentemente dos demais cabos, que têm núcleo seco.
Para outros usos externos, ainda há os cabos CTP-APL-SN, que podem ser utilizados, por exemplo, em caixas terminais, nas entradas de edifícios e armários de distribuição. Eles são formados por, no mínimo, 10 pares de condutores de cobre estanhado com isolamento em termoplástico e revestimento externo por capa APL.
Cada cabo tem características elétricas que funcionam melhor para determinadas aplicações. Se você está procurando por um desses cabos de telecomunicação, acesse nossa aba de produtos ou entre em contato conosco.
Os cabos para telecomunicação, são indicados para uso interno residencial, predial para ligações de aparelhos telefônicos, interligação de blocos de armários de distribuição, caixas internas de edifícios, caixas terminais, montagem de instalações provisórias distribuidores geral.