No momento, as energias renováveis estão sendo muito discutidas, por serem consideradas limpas e até mesmo lucrativas para quem as utiliza. Um exemplo de energia renovável é a energia solar, que conta com vantagens e desvantagens. Neste artigo, é possível descobrir quais são elas.

Vantagens em utilizar a energia solar

Há vantagens consideráveis no uso da energia solar e que podem pesar muito na decisão de uma pessoa em comprar placas fotovoltaicas. Veja:

Ilimitada

A energia solar é ilimitada, portanto, não há como haver falta dela. O que contrasta diretamente com o fato de que o combustível fóssil mais usado, o petróleo, vai acabar um dia.

Não poluente

Outra vantagem bastante atrativa é que a energia solar não é poluente durante seu uso. A única poluição existente é na criação dos equipamentos para captar energia solar, embora seja importante frisar que é uma poluição controlável.

Custo cada vez menor

Conforme novas tecnologias vão sendo criadas, o poder de captação de energia solar se torna maior e, por conseguinte, o custo diminui.

Manutenção mínima

As centrais de captação de energia solar não precisam de manutenção frequente e as placas solares podem durar até 25 anos, o que torna o custo-benefício ainda melhor.

Interessante para locais afastados

Locais afastados da rede elétrica também podem se beneficiar com o uso da energia solar, pois são abarcados pela tecnologia fotovoltaica, sem ser necessário um empreendimento em grande escala.

Excelente para o Brasil

O Brasil, em particular, por ser um país tropical, pode se beneficiar com o uso da energia solar, sendo viável sua utilização em quase todo o território do país.

Silenciosa

Trata-se de uma ferramenta renovável e que não faz barulho na produção de energia.

Desvantagens em utilizar a energia solar

Entretanto, há algumas desvantagens no uso da energia solar que merecem atenção. Veja:

Nem sempre é viável

Se no Brasil é interessante o uso da energia solar, por ser um país tropical, em outros lugares, é o oposto.

É o caso da Finlândia e da Nova Zelândia, por exemplo, que nos meses de inverno, justamente por não haver tanta disponibilidade de energia solar, sofrem com queda brusca nessa produção.

Variação na produção

Alguns fatores climáticos, como neve e chuva, implicam também na diminuição da produção de energia solar, e ainda é preciso contar com o fato de que à noite não há produção alguma.

Por isso, para ser um negócio viável, é preciso ter dispositivos de armazenamento durante o dia nos locais em que os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

Rendimento

Há painéis solares com mais ou menos rendimento, que tem aumentado com o passar do tempo. Ainda assim, é preciso destacar que o valor desse rendimento não costuma passar de 25%.

Armazenamento

Por último, é preciso dizer que as formas de armazenamento de energia solar não são tão eficientes quando comparadas às de combustíveis fósseis e das hidrelétricas.

A Amphenol surgiu com o objetivo de oferecer soluções em diversos segmentos. Conheça nossa aba de produtos e, caso não encontre aquilo que precisa, entre em contato para que possamos analisar a possibilidade de desenvolver um produto específico para você.