Você deve ter ouvido falar muito sobre internet de fibra ultimamente, não é mesmo? Isso é previsível, uma vez que essa é uma das formas mais comuns de distribuição de sinal à rede mundial de computadores da atualidade.
Mas fibra ótica e óptica se referem à mesma definição? É apenas uma diferença na grafia das palavras? Vamos esclarecer essas e outras dúvidas ao longo desse texto, mas para isso, é importante saber algumas informações.
A diferença
Antes de mais nada, vejamos o lado gramatical. Precisamos saber que no Brasil, a grafia ótica, na verdade, é usada também como variante da palavra óptica, inclusive é colocada nos dicionários dessa maneira. Porém a definição em si e o que está envolvido no significado dessas palavras vai mais além.
Partindo agora para o lado da física, o estudo da óptica é aquele relativo à luz e suas propriedades, o fenômeno da visão está incluído nelas. O vocábulo também pode ser encontrado em locais de fabricação, venda ou distribuição de instrumentos ópticos, como lunetas ou óculos.
Mas como já citamos, a variação da palavra sem a letra p é mais difundida, por isso conhecemos as lojas de óculos como óticas, apenas. Isso não é um erro, apenas popularização desta grafia variável.
Já quando falamos do termo ótico, originalmente, estaremos nos referindo ao ouvido.
Para que fique bem claro, basta saber mais sobre a origem das palavras e as especialidades de cada ramo. Óptica vem do grego óptike, enquanto ótica é do grego otikós. O especialista da óptica é o opticista, já o do segundo vocábulo é o otologista, médico especializado nas doenças do ouvido. Na área médica, poderíamos lembrar de outras especialidades que geralmente são tratadas pelo mesmo profissional, incluindo a parte da oftalmologia.
No entanto, o mais importante é saber que a palavra óptica com o p, só pode se referir ao fenômeno da visão ou propriedades da luz. Já ótica é um sinônimo de óptica, ou pode se referir ao ouvido.
Na prática
Para falar sobre a internet de fibra, geralmente encontraremos a grafia mais usada no país, ótica.
Fibras óticas são fios flexíveis transparentes, geralmente de vidro ou plástico, usados para propagar luz. São utilizados em muitos fins, sendo a transmissão de dados o mais comum deles.
Ocorre um verdadeiro e fenomenal processo de reflexão de luz no interior de um fio de fibra ótica, o que torna esse, um meio muito eficaz de transmissão de sinal de internet, caracterizado pela alta velocidade.
Outras características e vantagens da fibra ótica, também quanto a outros meios de obtenção de sinal são a resistência a interferências e a vida longa dos fios, o que melhora o custo benefício.
Com todas essas informações, você já conhece melhor nosso trabalho. Produzimos fios e cabos, para diversos segmentos, incluindo a fenomenal fibra ótica. Então, agora, fique à vontade para navegar em nossa aba de produtos e saber ainda mais. Estamos à disposição também caso não encontre algum produto específico que esteja buscando ou tenha outras dúvidas.