Nos últimos anos, o mercado da fibra ótica tem crescido substancialmente e no ano de 2020 não será diferente. Estudos afirmam que ela será a tecnologia de banda larga mais utilizada este ano.
Na América Latina, o Brasil faz parte do grupo de países que tem investido nessa tecnologia para melhorar vários aspectos do acesso à internet no país.
Os serviços de streaming têm colaborado para isso, uma vez que com o aumento de seu uso, as pessoas têm procurado cada vez mais melhorar a velocidade e qualidade de sua internet, a fim de aproveitar esses serviços de uma melhor forma.
Dessa forma, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a fibra ótica e quais são as melhorias previstas para esse novo ano. Veja:
O é banda larga por fibra ótica?
A internet por fibra ótica costuma ser mais estável e com melhor velocidade. O segredo está, basicamente, no cabo utilizado para distribuição.
Os cabos utilizados nesta modalidade possuem uma maior largura de banda e com isso permitem que a internet chegue a locais mais distantes com uma melhor qualidade, além de não ter instabilidade como na internet DSL.
Na banda larga comum, a internet é transmitida através da eletricidade, porém no caso da fibra ótica, o sinal é transformado em luz e enviado pelo cabo. Sendo assim, ele consegue alcançar frequências maiores.
Vantagens de utilizar a fibra ótica
1. maior estabilidade, ou seja, menos possibilidades de “queda” da internet;
2. velocidade maior;
3. otimização do espaço, uma vez que os cabos de fibra ótica costumam ser menores;
4. menor interferência eletromagnética por conta do seu material de fabricação.
Novidades para 2020
Velocidade
Muitos não sabem, porém a internet por fibra ótica pode chegar até 10Gbs de distribuição. Atualmente, as operadoras têm oferecido de 200 a 300Mbs no máximo, mas em 2020 isso pode mudar. As empresas têm percebido o crescimento do mercado e com isso pretendem atingir um público maior.
Preços
A demanda tem sido muito grande e as operadoras não estão conseguindo suprir o número de solicitações por fibra ótica. Inúmeras cidades brasileiras estão sem essa opção e com isso novas empresas estão surgindo para diminuir esse déficit. Sendo assim, os preços tendem a cair, uma vez que a concorrência tem sido maior.
Crescimento da tecnologia pré-conectorizada
Com essa tecnologia, a construção da rede passa a ser cada vez mais confiável, fácil e rápida de ser instalada. Além disso, ela traz uma redução nos custos durante a distribuição da rede. Isso porque, quando ela sai de um edifício, por exemplo, precisa seguir um caminho e ser repartida para outros pontos.
Cabos de distribuição
Atualmente, as empresas fornecem internet por meio de cabo coaxial, porém a distribuição acaba ficando limitada. Dessa forma, existem alguns estudos que visam melhorar esse problema técnico através da mudança do material utilizado durante a instalação do serviço.
A internet por fibra ótica é a melhor opção para quem deseja ter um serviço de boa qualidade e com estabilidade. Por isso, o ideal é que se pesquise bastante e identifique qual se encaixa melhor para você.