No passado, ter um computador em casa era uma raridade, e a internet, apenas um sonho. Hoje em dia, a sua presença nos lares brasileiros é praticamente obrigatória. De acordo com o TIC Domicílios, em 2010, 39% da população brasileira tinha acesso e, em 2019, esse índice subiu para 70%!
Com esse aumento expressivo, fez-se necessário que os provedores de internet investissem em novas tecnologias para garantir o acesso, sem prejudicar a velocidade da rede, independente do grande número de pessoas navegando simultaneamente.
É nesse cenário que surge a fibra ótica como a melhor alternativa aos antigos cabos coaxiais. No entanto, é necessário adquirir novas habilidades e refinar algumas técnicas para compreender esse material. Para ajudá-lo, elaboramos um guia com os principais cuidados na hora de fazer uma instalação de Fibra Ótica. Confira!
Faça um desenho da sua rede
Se você é um provedor de internet é essencial que, antes da implementação desse serviço no catálogo, seja elaborado um mapa de instalação dos pontos de fibra ótica, para evitar complicações no futuro.
A área precisa estar limpa
Antes de iniciar a instalação, é necessário que você verifique se a área está completamente limpa, livre de poeiras e sujidades. Isso compromete a qualidade do serviço e, a longo prazo, pode causar o desgaste prematuro dos cabos e conectores.
Como dica, sempre tenha em mãos álcool no mínimo 70% para fazer a higienização correta dos equipamentos e materiais que irá utilizar.
Preste atenção na curvatura do cabo
Tome cuidado com as recomendações do fabricante do cabo que está sendo utilizado. O raio de curvatura indica o quanto esse material pode ser dobrado sem comprometer a sua estrutura e funcionalidade. Caso esse índice não seja respeitado, pode haver perda de luz, ou até mesmo o comprometimento da estrutura física.
Normalmente, esse dado está impresso no próprio material, mas caso contrário, considere esse valor como 20x o tamanho do diâmetro, e tente não variar muito em torno desse número. Em caso de dúvidas, consulte o seu distribuidor de confiança.
Não olhe diretamente para a luz
Desde criança você sabe que não pode olhar diretamente para a luz, seja a do sol ou a da lâmpada da sua sala. Os raios infravermelhos, apesar de invisíveis ao ser humano, são extremamente nocivos e podem levar a cegueira, então, jamais tente ligar qualquer equipamento antes de conferir se todas as conexões foram feitas de maneira correta.
5. Não recolha o cabo quebrado
Se o cabo se partiu durante a instalação, não tente juntar os pedaços, pois a chance de você se cortar é muito maior do que a de fazer um bom serviço. Vista luvas de proteção e, com uma vassoura, retire todas as partículas menores que estarão espalhadas pelo ambiente.
Instalar uma fibra ótica não deve ser uma dor de cabeça para você. Os maiores problemas acontecem, na verdade, pelo mal planejamento da rede, resultando em uma grande taxa de retrabalho e emendas desnecessárias.