Imagine conseguir utilizar a internet sem nenhum tipo de problema e com uma boa estabilidade? Isso é o que ocorre com a banda larga por meio de fibra ótica.

Hoje em dia, tem sido muito mais disseminada, porém ainda existem muitas dúvidas quanto à sua instalação e como funciona. Por isso, vamos mostrar neste artigo, mais detalhes sobre. Acompanhe!

Dados transformam-se em luz

A fibra ótica tem uma maneira diferente de enviar os dados, se comparada aos cabos tradicionais. Para que haja mais velocidade em seu envio, as informações passadas pela fibra ótica são transformadas em luz e isso, por meio de conversores integrados em seus transmissores. Essa conversão pode se dar por meio de laser ou LED, multímodo ou o monomodo.

Neste momento, surgem os cabos de fibra ótica, pois é por meio de sua estrutura que se torna possível oferecer uma qualidade maior em relação aos tradicionais

Estrutura do cabo

O cabo precisa ter uma boa estrutura que comporte a banda larga e sua extensão. Assim sendo, a sua estrutura consiste em:

– Proteção plástica;

– Fibra de fortalecimento;

– Revestimento interno;

– Camada de refração;

– Núcleo.

Passo a passo da instalação da fibra ótica

Para garantir que nenhum erro aconteça durante a instalação, é necessário seguir alguns padrões técnicos preestabelecidos. Assim, o ideal é que todo o processo seja feito por um profissional que conheça todos os detalhes do procedimento.

A primeira etapa é decidir como a conversão será feita multímodo ou monomodo.

Para exemplificar melhor: o multímodo é utilizado para pequenas distâncias, pois tem o poder de transmitir até 10 gigabites por segundo, por mais de 500 metros e isso, sem nenhum problema de interferência. Já no caso do monomodo, a sua transferência é de até 10 gigabites por segundo em até 60 km.

Com a explicação acima, é possível entender que, muitas vezes, para residências, o multímodo é o suficiente para garantir uma boa velocidade de internet.

O segundo passo é instalar os suportes para os cabos. Esteja atento com a distância entre um suporte e outro que não podem ultrapassar 91 cm. Após isso, posicione os transmissores e receptores de maneira correta, a fim de evitar sobrecargas.

Os suportes devem estar com o estreitamento exato para segurar os cabos e evitar que se soltem, mas também não devem pressionar sua estrutura.

Equipamento utilizado

Um dos equipamentos mais importantes para a instalação da fibra ótica é o ONU e a sua responsabilidade é converter o sinal óptico para metálico durante a conversão.

Com este aparelho, é feita uma boa economia, uma vez que não será necessário gastos com racks, switches e manutenções.

Seja para uma empresa ou até mesmo para uso residencial, a utilização da fibra ótica traz muitas vantagens. Afinal de contas, além de uma melhora considerável na qualidade da internet, existem também uma economia, no que diz respeito a espaço, pois os cabos e equipamento utilizados na instalação são menores e mais práticos.