Nos últimos anos, diante de tantas crises, dificuldades financeiras e desastres ambientais que têm ocorrido, a energia solar passou a se apresentar como uma excelente alternativa a fim de minimizar os vários problemas gerados pela energia elétrica tradicional.
Mas, para que a energia solar funcione de forma adequada, alguns fatores devem ser considerados e exatamente sobre eles que vamos falar hoje, assim você poderá garantir todos os benefícios dessa fonte de energia.
As informações necessárias para a instalação
A primeira fase para um bom funcionamento da energia solar é sua instalação. Recolher algumas informações anteriores é essencial para o sucesso do projeto. Procure a resposta à seguinte questão:
– Qual é o meu consumo de kWh mensal?
É com base nesse número que você conseguirá fazer a comparação entre os gastos da energia convencional e da energia solar.
Além disso, o consumo determina o tamanho das placas solares, sem isso, há um grande risco de instalar mais ou menos placas do que o necessário.
Com o número de kWh em mãos, será possível também fazer um orçamento apropriado.
O processo de instalação
O segundo passo é realizar um orçamento do serviço com uma empresa qualificada. Procure referências sobre a empresa e tenha certeza de que a instituição segue todas as normas de segurança com relação ao processo de instalação.
Nunca tente fazer a instalação da energia solar por conta própria, pois isso pode trazer riscos irreparáveis. Aposte nessa opção somente se você for especializado no assunto.
O passo inicial da instalação é uma visita técnica por parte da empresa selecionada. Nela, será possível confirmar o orçamento e analisar todas as medidas necessárias para a aquisição do sistema.
Todo projeto de energia solar deve ser aprovado pela distribuidora em questão. Jamais feche a instalação sem as devidas autorizações.
Outros pontos fundamentais que garantem o bom funcionamento da energia solar
– Análise do telhado: Não há uma única forma de se instalar a energia solar e seu formato de instalação depende do desenho de seu telhado e do tipo de telha;
– Levantamento dos materiais necessários: Você precisará verificar quais são os materiais a serem utilizados na energia solar e quem será responsável pela compra deles: você ou a empresa contratada.
Por questões de praticidade, recomenda-se que a empresa se responsabilize pela compra do material, até para que não haja erros, o que pode gerar atrasos.
– Prazos: Converse com a empresa para saber exatamente em quanto tempo a instalação estará completa e pronta para uso. Isso evita diversos transtornos futuros.
– Manutenção: A manutenção dos equipamentos de energia solar costuma ser simples, mas são necessárias, por isso, para garantir toda a eficiência de seu sistema, tenha ciência de qual é o período e quais são as ações necessárias para a manutenção.