A energia solar se configura atualmente como uma das fontes mais rentáveis e limpas de geração de eletricidade. Isso, porque o Brasil tem um enorme potencial que vem sendo descoberto nas últimas décadas.
De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), atualmente, existem 93.597 sistemas solares fotovoltaicos no Brasil, número que é resultado dos bilhões em investimentos acumulados desde 2012, quando a distribuição foi regulamentada no Brasil.
O Brasil é um dos países com maior potencial para esse tipo de geração de energia. Isso se deve ao fato de ser um país tropical, com poucas mudanças climáticas bruscas, predominância alta do sol e sem incidências de desastres naturais de altas proporções, como terremotos, furacões, maremotos etc.
Desde a regulamentação no ano de 2012, a instalação desses sistemas cresceu consideravelmente no país e muitas pessoas aderiram a essa energia, tanto em residências como em estabelecimentos comerciais, devido à grande necessidade energética e seus benefícios.
Como funciona a geração da energia solar?
Atualmente, a principal forma de captação e geração dessa energia é por meio de painéis solares fotovoltaicos, que produzem correntes elétricas pela ação da luz. A sua geração funciona da seguinte maneira: os painéis realizam a captação da luz solar e produzem a energia que é levada até o inversor, onde essa energia será convertida para a rede elétrica da casa ou estabelecimento.
A instalação dos painéis solares fotovoltaicos é feita por uma equipe especializada e colocada em um lugar onde há maior incidência da luz solar. O valor dessa instalação dependerá muito dos seus custos para montagem, mas em geral, esse valor custa no mínimo R$ 10 mil.
É necessário ressaltar que todo o processo de compra e instalação deve ser feito por uma empresa séria e responsável, portanto, é fundamental buscar referências na área e ter a total confiança nos serviços oferecidos.
A leitura cuidadosa do contrato de serviços é essencial para a sua garantia e da empresa, portanto, todo cuidado é fundamental.
Quais os benefícios da instalação de um sistema de energia solar?
São muitas as vantagens de contar com um sistema desses instalado na sua residência, pois além de aproveitar todo o potencial de um recurso natural, o sol, ainda é possível economizar bastante na conta de energia.
De acordo com algumas estatísticas, a economia gerada na conta de luz pode variar de 50% até 95%, dependendo do tipo de sistema instalado e sua potência.
Além dos benefícios diretos na economia doméstica, essa prática beneficia grandemente o meio ambiente, pois a energia solar é renovável, limpa e sustentável. Na atualidade, é completamente urgente e necessário o advento de práticas sustentáveis, fundamentais para o presente e o futuro das próximas gerações.
O advento crescente desses sistemas no país ocasionarão, no futuro, uma diminuição dos seus custos e, consequentemente, um maior número de instalações residenciais e comerciais.
Quem deseja investir nesse sistema pode ter a certeza de que os benefícios econômicos e ambientais serão imediatos. É necessário contratar uma empresa confiável no setor para a instalação e aproveitar todos os benefícios proporcionados pela energia solar.