Provedores criam iniciativa para disputar leilão do 5G

O grupo mira as licenças regionais da faixa de 3,5 GHz, com foco na prestação de serviços no mercado móvel.

Diante da expectativa de participação de provedores menores no leilão de frequências 5G promovido pela Anatel seja possível, descentralizando as oportunidades das mãos somente das grandes operadoras, foi criada a “Iniciativa 5G Brasil”, formada por provedores regionais de banda larga fixa.

A Iniciativa vai promover estudos econômicos, jurídicos e regulatórios, além do aporte de recursos, a fim de que essas prestadoras também estejam presentes no processo de implantação da tecnologia. Mais especificamente, o coletivo visa estudar o tema, o edital, entender todas as premissas e preceitos estabelecidos e analisar as vantagens comparativas e competitivas dos provedores no leilão.

O grupo mira as licenças regionais da faixa de 3,5 GHz, com foco na prestação de serviços no mercado móvel. Os provedores participantes do consórcio são de diferentes tamanhos, desde empresas com cerca de 2 mil acessos até as organizações de maior porte, com até 70 mil acessos.

Atualmente, o edital está em fase de avaliação no Tribunal de Contas da União (TCU). Portanto, ainda há tempo das empresas de pequeno e médio porte se juntarem ao coletivo. Quanto mais PPPs participarem do projeto, mais chances essas prestadoras terão de ingresso no leilão. “Se triplicarmos o número de parceiros neste coletivo, poderemos nos tornar o maior player do mercado, conseguindo negociar de igual para igual com as grandes operadoras”, acrescenta Cleiton Paris, CEO da IXCSoft e presidente do conselho do projeto.

Fonte: IPNEWS