O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está planejando desenvolver um novo produto para investir no mercado de provedores regionais e infraestrutura de fibra óptica. De acordo com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, o banco precisa aumentar seu apetite de risco e promover o desenvolvimento deste setor. Ele participou do último dia do Painel Telebrasil, evento online promovido hoje (28/9).
O executivo explicou que um dos focos do banco de desenvolvimento é aumentar a capilaridade da banda larga no Brasil, dada a importância social e econômica que ela traz. Segundo ele, a cada R$ 100 milhões financiados a provedores, é possível fornecer entre 300 a 400 mil novos acessos à Internet. Para ele, este é o caminho para facilitar a digitalização de empresas no País.
Montezano aproveitou para lembrar alguns dos feitos do BNDES ao longo dos últimos anos, como a liberação de R$ 600 milhões em créditos para provedores de Internet. “Agora, é importante para o banco que ele diversifique suas ferramentas. Já temos o Finame (linha de financiamento para máquinas e equipamentos) e fazemos investimentos de capital em empresas privadas, mas precisamos arriscar mais e aumentar o apetite de risco”, afirma. Ele destaca que o BNDES tem capital e musculatura para fazer esse tipo de ação, ainda mais em provedores de médio tamanho.
fonte: IPNews