A fibra óptica está revolucionando a internet brasileira, permitindo alcançar velocidade que eram praticamente impensáveis. Por isso, existe uma procura muito grande por esta solução, para as pessoas que desejam uma conexão mais rápida e estável. Então, se você pretende instalar esta tecnologia, confira quais são os principais erros na hora de planejar um projeto de fibra óptica.
Não considerar as características da fibra óptica
O principal erro no projeto é não considerar as características do material. Por exemplo, é uma tecnologia com um material frágil, que demanda um cuidado extra no seu manuseio. Então, um grande erro é não planejar muito caminho que a fibra faz entre o distribuidor interno e a caixa de emenda, que são essenciais para o seu funcionamento.
Existe o conceito conhecido como raio de curvatura da fibra, que é o limite ao qual ela pode ser forçada. O projeto deve respeitar o limite, diminuindo a incidências de curvas. É um erro de projeto bem comum e que pode levar a problemas no funcionamento da instalação.
É o tipo de fibra que determinada qual é este raio, portanto é preciso avaliar bem qual será o modelo escolhido.
Para isso, outro ponto importante é determinar a capacidade da rede. Existem equipamentos que ajudam a medir o volume de sinal e a quantidade de informações que a rede suporta sem que haja uma sobrecarga.
Isso é importante para determinar o posicionamento dos receptores e transmissores, especialmente nos momentos de maior uso. Assim, desde a concepção do projeto, você já tem a fibra óptica ideal para a sua situação.
Os cuidados no processo de instalação
Também é preciso que o projeto detalhe alguns dos processos de instalação. Na maioria dos casos, os erros são por conta de problemas que poderiam ser resolvidos facilmente com um projeto mais detalhado.
Por exemplo, é preciso esclarecer o tipo de fibra, o tipo de conector, qual é a velocidade que será trafegada no sinal, distância e diversos outros detalhes. Caso haja um erro nestas medições e nestas características, é possível que ocorram problemas no momento do uso ou um gasto inesperado no orçamento do projeto para as possíveis correções.
É importante também ter um cuidado extra no manuseio dos cabos. Como o interior é feito de vidro, o técnico que irá fazer a instalação precisa ter um enorme cuidado no momento do corte, para não danificar o núcleo, que é frágil.
Instalar a fibra óptica é extremamente simples. O maior desafio é ter um projeto detalhado, que permita conhecer todos os equipamentos e as características da fibra óptica que será instalada. É preciso, é claro, que todos sejam compatíveis.
Portanto, o erro final no momento de planejar o projeto de mudança, é não escolher bem quem faz o serviço. Por conta destas características da fibra óptica, o ideal é contar com um profissional ou com uma empresa autorizada pela Anatel para fazer a instalação.
Agora que você já sabe como fazer o projeto, está pronto para a revolução da fibra óptica?
Acesse a aba produtos, e conheça nossas áreas de atuação. Se não encontrar o que procura, não tem problema, entre em contato conosco para que possamos desenvolver uma solução especial para você.
Últimas notícias
Homenagem ao tempo de fundação: Amphenol TFC completa 51 anos!
No dia primeiro de junho, a comitiva do CIESP Campinas realizou uma visita de relacionamento à empresa associada Amphenol TFC, [...]
Brasil bate recorde de expansão da energia solar em 2023
A expansão da capacidade instalada da matriz elétrica foi de 7 Gigawatts (GW) entre janeiro e agosto de 2023. Desse [...]
Amphenol participa de debate para discutir o futuro da Energia Solar
No último dia 29 de setembro, Valinhos foi palco de um encontro que reuniu engenheiros, técnicos, empresários e entusiastas da [...]
Conector Solar: Qual a sua importância em uma Instalação?
Qual a importância de um Conector Solar em uma Instalação? O conector é um elemento fundamental em qualquer instalação [...]
Lei 14.300: Saiba tudo sobre a Lei 14.300 de Energia Solar
Lei 14.300: Saiba tudo sobre a Lei 14.300 de Energia Solar A Lei 14.300/22 determina algumas normas para a [...]