A instalação da internet fibra óptica deve estar de acordo com padrões técnicos vigentes. Tipo de cabo, suportes, posicionamento da estrutura, bem com os dispositivos utilizados podem influenciar a qualidade da conexão e, por isso, esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas.

Planos de alta velocidade com preços acessíveis, bem como maior segurança e estabilidade na transmissão das informações, são as principais razões para o crescimento da procura e do investimento nesse tipo de tecnologia.

Embora tenha chegado relativamente tarde no país, a cobertura de fibra óptica no Brasil cresceu extremamente rápido nos últimos anos. De acordo com dados da Anatel (2021)a infraestrutura de fibra já atende a 82,3% dos municípios brasileiros e deve crescer cerca de 27%, até 2025.

Entretanto, você já parou para pensar em como a fibra óptica funciona e o que a torna tão especial? É exatamente isso que discutimos nos tópicos a seguir. Continue a leitura e saiba tudo sobre essa inovação!

Qual é o grande diferencial da internet fibra óptica?

Para que o sinal chegue com a performance esperada nas casas e organizações, uma grande rede de distribuição é necessária. Os dados que chegam e são enviados pelos dispositivos em sua casa percorrem longas distâncias em altíssimas velocidades, por meio de cabos aéreos e subterrâneos.

Para se ter uma ideia, o cabeamento de cobre, utilizado nas antigas instalações de banda larga, permite uma velocidade média de 10 Mbps. Já as redes comerciais atuais de fibra óptica são capazes de atingir transmissões de até 40 Gbps — cerca de 4.000 vezes mais rápida!

O céu é limite para essa tecnologia. Com sistemas especiais e amplificadores de sinal, pesquisadores já conseguiram atingir conexões de 178,08 terabits por segundo utilizando a fibra.

Esses números implicam dizer que, nesse tipo de instalação de internet, o limite de velocidade de transmissão não é mais um problema, como era no passado, com as redes tradicionais, que também estão sujeitas às mais diversas interferências.

O único ponto negativo está na sensibilidade da fibra. Seu filamento é fabricado a partir do vidro e seu diâmetro é equiparável a um fio de cabelo. Por isso, o cabo deve ser manuseado com muito cuidado, inclusive, nas residências. É fundamental mantê-lo fora do alcance de animais ou crianças e posicioná-lo de modo que não corra risco de ser dobrado ou desconectado do modem.

Como é feita a instalação de internet fibra óptica na residência?

Ao contratar um plano de fibra óptica, a provedora enviará um profissional para providenciar a instalação na residência. Esse trabalho consiste em conectar o ponto de distribuição, geralmente, instalado em um poste, ao modem que disponibilizará a internet.

Diferentemente de outros materiais, os cabos de fibra óptica não correm risco de superaquecimento, nem são afetados pela chuva. Sendo assim, o cliente não precisa se preocupar com a área do fio que ficará exposta entre a residência e o poste.

Dentro do local, alguns cuidados são necessários para garantir a qualidade do sinal. Não é permitido, por exemplo, passar o cabo de fibra dentro de tubos de água, esgoto, calhas ou outros materiais capazes de danificá-lo. Também não é correto passar o cabeamento por gramados sem a tubulação apropriada.

Em relação aos dispositivos utilizados para transmissão e distribuição do sinal, as empresas oferecem kits com ONU (que tem função equivalente ao modem) e roteador ou aparelhos com as duas funções integradas. Para quem procura uma excelente cobertura do sinal em todos os cômodos, é recomendável investir em redes mesh capazes de gerenciar o sinal de forma inteligente.

Independentemente do tipo de dispositivo utilizado, é importante destacar que a conexão do cabo com o modem deve ser sempre realizada por um profissional equipado com os equipamentos necessários. A conexão é muito sensível e pode ser seriamente comprometida, quando feita de maneira irregular.

Por que a fibra óptica é tão rápida e estável?

Como dito, os tradicionais cabeamentos de cobre sofrem diversas interferências eletromagnéticas. Sua transmissão pode ser severamente afetada por outras redes e pela distância entre a central de fornecimento e o cliente.

A instalação de internet fibra óptica não está sujeita a tais problemas, pois o cabeamento é revestido por materiais dielétricos (isolantes). Sem perdas, a conexão se mantém forte e estável, mesmo a longas distâncias.

Entretanto, seu verdadeiro diferencial está na transmissão de dados, que é feita por meio de feixes de luz. Conversores integrados transformam a informação da internet, telefone, rádio ou TV em luz, uma onda eletromagnética que se propaga com enorme facilidade pela fibra.

O alto desempenho da tecnologia, porém, depende da integridade de toda a rede. Como a transmissão de dados está relacionada à reflexão interna total da luz, não pode haver dobramentos ou curvas bruscas no cabeamento, e as conexões devem ser realizadas com altíssima precisão.

Por que contar com uma operadora de confiança?

Como você pôde perceber, a fibra óptica é o que há de melhor na atualidade em termos de conexão à internet. Seus benefícios fazem parte da vida de um enorme número de pessoas, que não para de crescer.

A expansão desse serviço se deve, principalmente, à popularização da tecnologia, que se torna cada vez mais acessível, o avanço de pequenos e médios fornecedores que atendem ao interior do país e, também, ao apelo do consumidor, que está mais atento e exigindo conexões de melhor qualidade.

Vale frisar que a internet é um fator essencial para todos os indivíduos nos mais variados aspectos. Desde a diversão e o entretenimento ao acesso à informação e a realização de atividades essenciais, como o estudo e o trabalho remoto.

Diante de todas essas demandas, é fundamental contar com um serviço de qualidade, que garanta máxima performance da conexão. Como dito, a fibra apresenta particularidades que tonam ainda mais a importante o apoio de fornecedores de internet confiáveis, seja na instalação do serviço, seja no atendimento e no suporte técnico.

A instalação de internet de fibra óptica faz toda a diferença na qualidade do serviço prestado em sua casa ou empresa. Por isso, certifique-se de contratar uma especialista reconhecida no mercado da sua região para aproveitar todas as vantagens que o modelo proporciona.

fonte: Valenet