As redes estão apostando cada vez mais no desenvolvimento de suas tecnologias e se fortalecendo no mercado. Assim, ONU é um serviço que tem a capacidade de prover melhor qualidade nos processos de entrega de sinais de internet.

Acompanhe este artigo e conheça a tecnologia de roteadores ONU e saiba suas funcionalidades e aplicabilidades.

O que é a tecnologia ONU

ONU é uma tecnologia cuja sigla significa Optical Network Unit e é uma rede de fibra óptica que possui a capacidade de converter um sinal OLT em sinal elétrico, distribuindo para outros canais de transmissão do serviço.

Esse aparelho não tem a necessidade de utilizar fontes de energia para o seu funcionamento, fazendo com que seja um equipamento com custo e benefícios satisfatório para os seus usuários.

Como funciona a tecnologia ONU

Conforme mencionado anteriormente, as unidades de rede óptica são responsáveis pela conversão de sinais ópticos em sinais elétricos. Após essa conversão, os sinais elétricos são distribuídos entre os seus usuários.

Para que essa distribuição seja possível, existe um distanciamento entre as redes e os seus usuários finais, onde o equipamento consegue organizar uma série de dados que podem ser enviados via OLT. O fluxo de dados acontece de forma constante e protegida, garantindo a segurança de dados do usuário.

Os aparelhos ONU podem ser conectados de diversas formas e com tipos de cabos variados, que deverão ser correspondentes com o tipo de instalação contratada.

Diferença entre tecnologia ONU e OLT

Os serviços de fibras ópticas apresentam melhor qualidade em suas conexões e torna as redes mais abrangentes para os seus usuários. Embora tenham um princípio semelhante, as tecnologias ONU e OLT se diferenciam por sua estrutura que define o meio como os sinais são distribuídos na rede.

Por exemplo: o sinal enviado pelo OLT corresponde a um serviço de rede com uma distribuição por meio de cabos, por um terminal de linhas ópticas, ou seja, é uma distribuição passiva.

Já nos equipamentos ONU, o processo de distribuição é ativo, ou seja, o sinal é recebido por um equipamento externo e não há a necessidade de o usuário possuir uma interface dentro do seu estabelecimento ou de sua residência.

Como escolher o modelo ideal de tecnologia ONU?

Para que a qualidade e a eficiência dos serviços de rede óptica sejam garantidas aos seus usuários é necessário que a escolha do modelo ideal ONU seja feito de forma a atender uma instalação adequada.

Para que os provedores de internet tenham o desempenho esperado, é essencial que se compreendam os tipos de ONU disponíveis. Tais como:

– Modelos simples: com uma porta de Ethernet;

– Modelos mais completos: com wi-fi, Ethernet, voz, saída para tv.

Além disso, suas variações também correspondem à quantidade de portas. Tecnologias ONU mais simples possuem 01 porta para Ethernet, no entanto, em sistemas mais complexos, a quantidade de portas pode ser de 2 a 4 por aparelho.

Para conhecer nossos produtos acesse a nossa página e entre em contato com nossos profissionais, caso deseje um serviço personalizado.