Os ISPs – fornecedores de acesso à internet ou provedores de serviço internet (do inglês “Internet Service Provider”) são empresas responsáveis por oferecer serviços de conectividade e acesso à internet. Tratam-se de empresas de telecomunicações ou que oferecem serviços de e-mail, hospedagem de sites, entre outros.
Nos últimos anos, a internet passou a fazer parte não apenas da vida e do lar de milhares de consumidores, mas também a ser um aspecto muito importante para o mundo corporativo: todas as empresas buscam por uma forte presença nas redes e investem em sites para alcançar um número maior de clientes. Inegavelmente, o advento da internet revolucionou o mundo e não dá sinais de parar; por esse motivo, os ISPs fazem parte de um mercado cada vez mais competitivo e um dos que mais cresce no Brasil e no mundo.
O cenário para os ISPs no Brasil
O Brasil possui uma imensa extensão territorial, e as diversas regiões que compõem o país são bastante diferentes em seus níveis de desenvolvimento: por essa razão, o acesso à internet varia bastante em cada região. O direito de acesso à internet vem dominando debates políticos e a demanda por serviços de acesso não para de crescer. Hoje, de acordo com levantamentos da ANATEL, cerca de 70% dos brasileiros utilizam a internet. Há alguns anos, esse número era de 42%. O crescimento se deve à inclusão das classes C e D e de áreas rurais e regiões remotas, como o nordeste do país, que vem se desenvolvendo nos últimos tempos.
A internet tornou-se uma parte tão essencial de nossas vidas que ter acesso a essa ferramenta passou a ser considerado por lei como um direito de todos. Com esse crescimento, o mercado para ISPs no Brasil tem aumentado exponencialmente, e diversas empresas têm buscado maneiras de se sobressaírem e atenderem às crescentes demandas do mercado.
O papel dos ISPs no Brasil
Não só os ISPs têm um papel fundamental na democratização do acesso à internet para usuários comuns, eles também são essenciais para o funcionamento de empresas e setores públicos, já que a internet se faz cada vez mais necessária para agilizar todos os tipos de serviços. Além disso, os ISPs são responsáveis por todo o fluxo de dados existentes e seu armazenamento, ou seja, essas empresas possuem uma grande responsabilidade com relação ao acesso à informação.
O futuro dos ISPs
Os ISPs são serviços essenciais, e com o avanço constante da internet e da tecnologia, vão continuar a ser cada vez mais essenciais pelos próximos anos. A otimização de serviços dos ISPs – conexão estável, banda larga de alta velocidade, privacidade e segurança de dados sigilosos – é um diferencial importante no competitivo setor dos ISPs, buscado por todos os consumidores. Visite a aba de produtos do nosso site para encontrar o que há de mais moderno em tecnologia de instalações, conectores, fibra ótica, entre outros, para a melhoria dos seus serviços ou entre em contato conosco, pois podemos desenvolver algo específico para suas necessidades.
Últimas notícias
Qual a importância de um Conector em uma Instalação Solar?
Uma matriz solar tem tudo a ver com conexões, os painéis precisam ser conectados entre si e com os [...]
O que é e para que serve a ONU?
As redes estão apostando cada vez mais no desenvolvimento de suas tecnologias e se fortalecendo no mercado. Assim, ONU [...]
Como funciona um Provedor de Internet?
No caminho percorrido até a Internet chegar a usuários, casas e empresas, o provedor é parte fundamental. Ele é [...]
Quais são os tipos de cabo de fibra que existem atualmente e quais suas especificações?
As redes representam um recurso importantíssimo hoje, portanto, os cabos de fibra de rede são parte do nosso dia [...]
Como escolher o cabo de rede ideal?
Ao comprar um cabo de rede, geralmente consideramos dois aspectos: um é a qualidade e o outro é o [...]