Um Sistema de Gestão de Qualidade diz respeito a um conjunto de ferramentas e abordagens que tem como principais objetivos gerar melhoria contínua em produtos e serviços desenvolvidos e comercializados por uma empresa. Em consequência, a mesma garante a satisfação dos clientes, bem como do atendimento de maneira efetiva das demandas e necessidades de consumo do mercado.

Vale ressaltar que a implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade vai impactar todo o ecossistema que envolve a empresa, ou seja, os efeitos ocorrem de maneira sequencial, onde atingem a cadeia de suprimentos, Pesquisa e Desenvolvimento, produção, comercialização, transporte e áreas de suporte, além de agir diretamente nas atividades exercidas pelos colaboradores em cada uma dessas áreas que referenciamos.

Pela premissa que introduzimos, fica claro a importância do Sistema de Gestão de Qualidade em uma empresa. Mas, você sabe quais são os reais impactos desse sistema que o torna tão fundamental para as organizações? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre este tema tão importante!

Aumento da produtividade

Um alto padrão de produtividade é aquele que estabelece um ambiente de melhor aproveitamento da força de trabalho, com foco em produzir mais e melhor, consumindo menos recursos e diminuindo o tempo gasto em cada atividade.

O aumento da produtividade é um dos principais elementos do processo de melhoria contínua, onde há um forte investimento em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para que uma empresa produza bens de consumo e/ou preste serviços cada vez melhores, sempre com a adoção de um Sistema de Gestão de Qualidade para assegurar que tudo esteja dentro dos padrões estabelecidos e almejados.

Isso é possível pelo fato de o Sistema de Gestão de Qualidade mapear os processos e aprimorá-los constantemente, além de utilizar metodologias adequadas às finalidades para cumprir cada meta em busca dos objetivos pretendidos.

Redução dos custos operacionais

Um Sistema de Gestão de Qualidade proporciona para uma empresa a conformidade dos seus métodos produtivos e que, aliado ao aumento da produtividade, é estabelecido um ambiente de redução dos custos operacionais, afinal, esse sistema vai diminuir as perdas nas atividades produtivas que, em consequência, será um dos fatores que vai ajudar a diminuir os custos operacionais.

Outra característica que um Sistema de Gestão de Qualidade proporciona em prol da redução dos custos operacionais é a flexibilidade de uso da infraestrutura produtiva, onde cada equipamento é utilizado de forma plena, ou seja, diminuindo a capacidade ociosa.

Além disso, prepara os equipamentos para serem utilizados em mais de uma linha de produção.

Mesmo com custos operacionais mais baixos, o Sistema de Gestão de Qualidade age de maneira a garantir o alto padrão do que é produzido em bens de consumo ou na prestação de serviços aos clientes.

Aumento da participação no mercado

O Sistema de Gestão de Qualidade é uma chancela de que uma empresa é capaz de produzir e comercializar produtos e serviços com as especificações desejadas pelo seu público-alvo. Isso cria um ambiente de diferencial que é percebido pelos consumidores, que terão a confiança na marca dessa empresa e farão dela a sua escolha em caso de necessidade de suprir alguma demanda ou necessidade de consumo.

Isso gera a fidelização do público consumidor, além de garantir o aumento da participação no mercado, pois um cliente satisfeito é uma excelente forma de indicação direta para outras pessoas que apresentem necessidades de consumo similares.

Falar de Sistema de Gestão de Qualidade é entender que todos os esforços geram efeitos não somente no ambiente interno da organização, mas tem forte impacto no ambiente externo, e que se bem empregado, torna-se uma ferramenta importante e indispensável para as empresas.

Pronto para começar a planejar a adoção desta estratégia na sua empresa? Conforme demonstramos neste artigo, fica claro o quanto as organizações podem se beneficiar ao desenvolver e incorporar um Sistema de Gestão de Qualidade em suas operações.

Na Amphenol desenvolvemos diariamente o Sistema de Gestão da Qualidade.

Últimas notícias

Quais tipos de Painel Solar existem no mercado?

O agravamento das crises ambientais vem evidenciado, de forma crescente, a necessidade da adoção de fontes de energia renováveis. Nesse cenário, a energia solar se destaca por seus benefícios. Contudo, para aderir a essa [...]

Os diferentes tipos de cabos para CATV

O sistema de TV a cabo pode ser instalado com diferentes tipos de fios, sendo que encontrar o mais adequado à finalidade pode resultar em melhora de sinal e qualidade de imagem. Por isso, [...]

Quais são os tipos de cabos de telecomunicação?

Saber escolher o melhor cabo de telecomunicação é fundamental para a garantia do bom funcionamento de serviços de telefonia e rede. Isso porque esses cabos são a principal forma de envio e recebimento de [...]