Muita gente aguarda ansiosamente a chegada da tecnologia 5G. Essa tecnologia é a quinta geração das redes de comunicação móveis e promete mudar a forma como estamos conectados. Há especulações diversas sobre o que essa nova tecnologia pode nos proporcionar.

As especulações vão desde velocidades cada vez mais rápidas de navegação, até a implantação de diversos projetos que tornam as cidades inteligentes.

Veja neste artigo, algumas novidades que poderemos ver com a chegada da tecnologia 5G:

Velocidade 10x a 20x mais rápida

Uma das principais novidades que a tecnologia 5G deve proporcionar aos usuários de internet é o acesso à rede com velocidade de 10 a 20 vezes mais rápida, quando comparada a tecnologia 4G.

Caso essa especulação venha a se confirmar, será possível utilizar plataformas de vídeo por streaming, games, fazer downloads e acessar sites de maneira muito mais rápida e estável do que a tecnologia empregada hoje pelo 4G.

O 5G promete diminuir significativamente a latência, ou seja, diminuir o tempo de dar um comando e a execução dele. A promessa é que diminua dos atuais 10 milissegundos para 4 milissegundos.

Mais conexões simultâneas

Especula-se que a tecnologia 5G ofereça a possibilidade de mais conexões simultâneas ao mesmo tempo. Isso significa que muito mais usuários poderão estar conectados à mesma antena 5G, sem que isso interfira na qualidade da internet e na velocidade da navegação.

Internet das Coisas

Uma das especulações mais bacanas sobre a tecnologia 5G é a capacidade de tornar as cidades mais inteligentes. Ou seja, o conceito de Internet das Coisas poderá ser aplicado mais facilmente, permitindo a conexão de diversos objetos com a internet.

Como exemplos podemos citar carros autônomos. Há muito tempo, especula-se quando poderemos contar com essa tecnologia. Ainda que haja diversos testes pelo mundo sobre carros autônomos, a rede 5G deve ser uma das principais inovações para que essa tecnologia possa evoluir e se concretizar num futuro próximo.

Da mesma forma, permitirá que outras soluções tecnológicas possam ser aplicadas com mais facilidade integrando o mundo real com a internet.

Necessidade de trocar de celular

Muitas pessoas comentam que após o lançamento da tecnologia 5G haverá a necessidade de troca de aparelho celular. De fato, essa especulação tende a se concretizar.

Por isso, só será possível ter acesso à tecnologia 5G os aparelhos que possuam a capacidade de receber o sinal. Ou seja, quando a tecnologia 5G for realmente lançada, somente os novos aparelhos poderão se conectar ao 5G.

Quando deve começar a implantação no Brasil

Até o momento, somente a Coreia do Sul possui tecnologia 5G que abrange o país inteiro. De acordo com notícias recentes, no Brasil, a expectativa é que a Agência de Telecomunicações (ANATEL) faça o leilão do 5G ainda no primeiro trimestre de 2020.

Caso essa especulação se confirme, é possível que as operadoras possam tirar esse projeto do papel ainda em 2020. No entanto, vale lembrar dos testes e questões burocráticas para que essa tecnologia esteja disponível para os brasileiros. Por isso, não dá para se espantar caso a implantação do 5G fique apenas para 2021 ou até mesmo depois disso.

Cadastre se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado.

Últimas notícias

Qual a diferença entre Fibra Óptica e Fibra Ótica?

Você deve ter ouvido falar muito sobre internet de fibra ultimamente, não é mesmo? Isso é previsível, uma vez que essa é uma das formas mais comuns de distribuição de sinal à rede mundial [...]