Fiber To The X (FTTX) é um termo que descreve qualquer arquitetura de rede de banda larga que utiliza fibra óptica para fornecer uma parte ou todo o loop local usado nas telecomunicações. Assim, como os cabos de fibra óptica são capazes de transportar muito mais dados do que os de cobre, especialmente a longas distâncias, essa novidade passou a dar lugar às redes telefônicas construídas no século XX, se tornando uma verdadeira revolução.

Mas, afinal, o que é essa tecnologia? Descubra agora tudo o que você precisa saber a respeito e sane todas as suas dúvidas.

Uma janela para o futuro

Como os clientes passaram a exigir uma banda larga mais intensa, as operadoras de telecomunicações começaram a buscar formas de oferecer uma convergência de rede amadurecida, que permitisse a revolução da interação do consumidor com seu dispositivo. Dessa forma, surgiu a tecnologia FTTX, que se tornou significativa para diversas pessoas ao redor do mundo.

Isso porque o Fiber To The X (FTTX) acabou se transformando no método principal usado para impulsionar o Next Generation Acess (NGA), que descreve uma atualização significativa para a banda larga disponível, fazendo uma mudança radical na velocidade e na qualidade do serviço.

Assim, a definição de uma banda larga super-rápida passou a ser associada aos produtos que fornecem uma velocidade máxima de download superior a 24 MB por segundo, que é o limite suportado nas redes de geração atuais (as que utilizam cabos em cobre).

Por essa razão, com a mudança para a fibra óptica, a expectativa é que essa velocidade tenda a aumentar entre 50 e 100 MB por segundo e até mesmo chegue entre 1 e 10 Gb por segundo.

As diferentes categorias

O FTTX é uma generalização para várias configurações de implantação de fibra, com destinos de rede diferentes, o que faz com que ele seja categorizado em várias terminologias. Entenda-as:

• FTTB: Essa é uma fibra óptica muito comum para prédios, atingindo apenas a sala elétrica da construção e fazendo com que o sinal seja transmitido para a distância final usando qualquer meio não óptico.

• FTTC: Nesse caso, o cabeamento óptico geralmente termina em 300 metros das instalações do cliente, podendo ser colocado ao longo do local. Assim, usando a técnica FTTC, a última conexão entre o meio-fio e a casa/escritório pode ser feita com um cabo coaxial.

• FTTH: Comumente associado aos serviços residenciais de FTTH, que é uma das aplicações que mais crescem no mundo. Nessa implantação, o cabeamento óptico termina nos limites do espaço da habitação, fazendo com que as famílias possam utilizar a rede de maneira mais fácil.

• FTTN: Ela é frequentemente uma etapa intermediária em direção à FTTH total e é normalmente usada para fornecer serviços avançados de telecomunicações triple play. Aqui, a fibra óptica termina em um gabinete que pode estar a alguns quilômetros das instalações do cliente.

• FTTO: Muito utilizado em escritórios, a conexão é instalada da central principal de computadores para um mini seletor especial localizado na estação de trabalho, chamado FTTO Switch. Esse Switch é responsável por fornecer serviços Ethernet.

• FTTP: É um termo norte-americano usado para incluir implantações de FTTH e FTTB. Nesse caso, a fibra óptica é usada para uma rede de distribuição óptica desde o escritório central até as instalações ocupadas pelo assinante. Como o cabo de fibra óptica pode fornecer uma banda larga maior que o cabo de cobre no último quilômetro, os operadores geralmente usam o FTTP para fornecer serviços de voz, vídeo e dados.

Busque pela qualidade

Agora que você já descobriu o que é a Fiber To The X (FTTX) e suas categorias, com certeza sabe o quanto é fundamental o papel dos cabos para que o aumento da velocidade da internet e a transformação para a fibra óptica possam se tornar realidade.

Nessa empreitada está a Amphenol, líder mundial em produtos de conectividade e sistemas de interconexão há mais de oitenta anos. Essa empresa é a responsável por produzir fios e cabos para o segmento de telecomunicações, banda larga, rede móveis, automotivo, fibra ótica, energia renovável, entre muitos outros.

Que tal conhecer a empresa e se encantar com seus produtos? Acesse o site, fique por dentro do que é vendido e, caso não encontre o que deseja, entre em contato pelo telefone: (19) 3757-1166 ou preenchendo o formulário. Certamente podemos desenvolver um produto específico para você.

Últimas notícias