Mesmo com o avanço da tecnologia, e tendo atualmente, diversas formas de realizar transmissão de dados, existe ainda uma das mais antigas, porém amplamente utilizada: por meio do cabo coaxial. Este cabo é conhecido por ser um dos mais resistentes, pois possui uma blindagem que ajuda contra interferências eletromagnéticas.

O cabo coaxial é bastante utilizado para transmissão de sinais de TV a cabo ou internet, mas é também muito usado na indústria automotiva atualmente. Vejamos suas aplicações nesta área e quais as vantagens dos cabos coaxiais automotivos.

O que são cabos coaxiais e como são utilizados na indústria automotiva?

O cabo coaxial, criado pelo engenheiro matemático Oliver Heaviside e patenteado em 1880, é um tipo de cabo útil para transmitir sinais, e possui este nome por conter camadas de condutores e isolantes revestidos por uma blindagem. Desta forma, são protegidos contra interferências externas eletromagnéticas.

Como atualmente, a automação e a conectividade estão avançando e evoluindo também na área automotiva, este tipo de cabo também tem sido utilizado pelo setor automotivo por ser flexível e econômico.

Isto ocorre, porque a Ethernet tem emergido como primeira escolha na arquitetura de rede, e embora não tenha sido utilizada em larga escala na parte automotiva até então, tem-se descoberto que esta, atualmente, serve aos propósitos das redes automotivas, pois é mais segura.

A Ethernet em uso veicular é utilizada principalmente para diagnósticos, entretenimento para veículos e conexão de sensores remotos. Como possuem muitos dados, este tipo de sistema necessita de maior largura de banda para transmitir dados nas velocidades requeridas, a fim de manter a segurança do motorista, e esta velocidade não é fornecida e não está disponível em outros tipos de rede.

Há um crescente interesse em fabricar veículos autônomos e a conectividade neste caso, é essencial. Desta forma, é quando é possível visualizar os benefícios que a Ethernet automotiva pode oferecer, pois esta protege vários sistemas veiculares.

Quais são as vantagens do uso do cabo coaxial nos sistemas automotivos?

Os veículos autônomos irão exigir uma ampla gama de recursos de conectividade para funcionar corretamente, pois muitos contam atualmente com câmeras, TVs, radares, sistemas como GPS, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.

Estes sensores permitem uma conectividade entre veículo e a conexão por meio de cabos coaxiais será essencial. Desta forma, haverá uma crescente demanda por maior largura de banda.

Assim, as vantagens do uso do cabo coaxial em redes Ethernet são as seguintes:

– São mais seguros do que outros tipos de rede;

– Os cabos coaxiais são mais protegidos contra interferências externas, pois possuem revestimento isolante;

– Oferecem maior escalabilidade;

– É uma solução mais leve e econômica por meio de cabos de par trançado (UTP);

– Os cabos coaxiais para padrões automotivos podem reduzir os custos com conectividade em cerca de 80%;

– Melhor compatibilidade ao conectar veículos à infraestrutura de rede;

– A Ethernet, conectada por meio do cabo coaxial, oferece um melhor gerenciamento dos recursos de rede, mais seguro, pois possui uma variedade de vetores e lida melhor contra ataques.

É quase certo que a Ethernet automotiva irá substituir outras redes de automóveis futuramente. A indústria automotiva já está atingindo metas de adoção deste tipo de rede via cabo coaxial que provavelmente se tornará uma realidade funcional no futuro próximo.

Gostaria de conhecer nossos Cabos coaxiais? Acesse nossa aba de produtos e escolha de acordo com suas necessidades. Caso não encontre o que está procurando, podemos desenvolver uma solução especial para você. Entre em contato conosco via formulário ou telefone!

Últimas notícias

Qual a diferença entre Fibra Óptica e Fibra Ótica?

Você deve ter ouvido falar muito sobre internet de fibra ultimamente, não é mesmo? Isso é previsível, uma vez que essa é uma das formas mais comuns de distribuição de sinal à rede mundial [...]