A eletricidade é uma energia importante e necessária para as nossas atividades rotineiras. Com os processos sustentáveis, a possibilidade de produzir eletricidade a partir da energia solar tem se intensificado entre empresas responsáveis por esse serviço.

No entanto, alguns cuidados devem ser aplicados nos processos de instalação dos painéis solares, evitando os erros e prejuízos nos projetos desenvolvidos. Neste artigo, conheça os erros mais comuns nas instalações fotovoltaicas e como evitá-los.

Energia Fotovoltaica

O processo de energia renovável acontece a partir da captação de energia solar por painéis receptores dessa energia.

Para que essa captação seja eficiente, é necessário que a sua instalação seja realizada da forma adequada e por profissionais qualificados que compreendam todos os possíveis erros correntes nesses sistemas para que não cometam essas falhas nos processos.

Erros comuns observados nas instalações de painéis solares
Instalar painéis solares em telhados sem os cuidados necessários, pode apresentar prejuízos para o projeto e risco para as pessoas que habitam o local.

O difícil acesso aos painéis impossibilita a manutenção adequada dos equipamentos, sem contar que danos no telhado são comuns e podem acarretar danos nos equipamentos e nas suas peças, prejudicando a sua funcionalidade.

Outro risco que podem acontecer por não colocar o painel solar em local apropriado, é a possibilidade de incêndio no terminal de entrada do painel, capaz de comprometer o projeto e mesmo a vida de terceiros.

Outros fatores que devem ser observados para a proteção do cliente com uma instalação adequada do sistema fotovoltaico, é não realizar a instalação com a proteção da corrente contínua e da corrente alternada juntas na caixa de junção.

É importante a utilização separada de disjuntores para a entrada do inversor onde acontece a corrente contínua e para a saída com corrente alternada.

O aterramento do painel é outro aspecto que não se pode deixar passar o cuidado. Os módulos devem estar protegidos e ser montados de forma a oferecer segurança a partir da conexão estabelecida a partir dos condutores de proteção.

Muitos erros de instalação acontecem diretamente nas estruturas fotovoltaicas. Como o painel é fixado, a superfície deve ser robusta e deve compreender um espaço seguro e capaz de suportar os equipamentos e as cargas que ele deverá receber, assim como ter um solo que não se desgaste ou quebre com facilidade.

Muitos profissionais caminham por cima dos painéis solares no momento em que estão sendo instalados. Embora esses equipamentos suportem impactos como os de granizo, sua estrutura não é criada para que se caminhe sobre ela.

Assim, o projeto pode ser comprometido e não ter a funcionalidade esperada nos processos de captação de energia.

Para o desenvolvimento de um projeto bem-sucedido de geração de energia limpa, é necessário contar com o trabalho de profissionais qualificados e que tenham os conhecimentos técnicos necessários para execução da instalação dos painéis.

Últimas notícias

O que é e para que serve a ONU?

As redes estão apostando cada vez mais no desenvolvimento de suas tecnologias e se fortalecendo no mercado. Assim, ONU é um serviço que tem a capacidade de prover melhor qualidade nos processos de entrega [...]

Como funciona um Provedor de Internet?

No caminho percorrido até a Internet chegar a usuários, casas e empresas, o provedor é parte fundamental. Ele é responsável por mediar a conexão com a rede mundial de computadores, além de garantir a [...]

Como escolher o cabo de rede ideal?

Ao comprar um cabo de rede, geralmente consideramos dois aspectos: um é a qualidade e o outro é o preço. No entanto, no que diz respeito à segunda característica, como um comprador pode adquirir [...]