A sustentabilidade virou pauta e motivo de discussão no mundo todo. Neste cenário, muito se fala sobre a utilização de recursos naturais para suprir as nossas necessidades diárias. No Brasil não é diferente, e uma das soluções que vem ganhando cada vez mais representatividade é a energia renovável.

O que é energia renovável?

Entende-se como energia renovável ou limpa, qualquer fonte de energia que seja obtida por meio de recursos naturais que se regeneram e não geram impactos negativos ao meio ambiente. Sol, águas dos rios e oceanos, vento, calor e biomassa são exemplos de recursos utilizados como fontes renováveis de energia. Entre algumas das que utilizamos estão:

Energia Solar

Essa fonte de energia renovável é a que mais tem recebido investimentos e, consequentemente, tem se tornado muito popular. Consiste em aproveitar a radiação solar por meio de placas fotovoltaicas, para conversão em energia elétrica ou térmica, para aquecer ambientes ou a própria água.

Energia Eólica

Utiliza o vento para produção de energia. Hélices apropriadas são instaladas e conectadas a uma turbina que, ao girar com a velocidade da massa intensa de ar, aciona um gerador elétrico.

Energia hídrica

Turbinas são movimentadas pela força das águas dos rios e geram eletricidade. A técnica é muito popular aqui no Brasil e em países como China e EUA.

Energia da Biomassa

Consiste na queima de materiais orgânicos como bagaço de cana, palha de arroz, óleo vegetal, álcool, madeira etc. Ainda que esse procedimento possa gerar danos ao ambiente, devido a liberação de gases poluentes, a quantidade de CO2 é absorvida no cultivo dos mesmos. No Brasil, por exemplo, a cana de açúcar é utilizada no processo de produção do etanol.

A expansão de energia renovável no Brasil

O mercado de energia renovável está em constante crescimento no Brasil. O alto investimento no setor e as inovações tecnológicas para aproveitar cada vez mais os recursos naturais são tendências de consumo, que mostram uma nova era de preocupação e respeito ao meio ambiente.

Um relatório divulgado este ano, pela Agência Internacional de Energia, mostrou que o uso de fontes renováveis de energia no Brasil cresceu 7%, no ano passado. As mais utilizadas e que tiveram crescimentos significativos foram a energia solar, eólica e hídrica.

A energia solar é a que mais tem apresentado crescimento rápido, aumentando mais de 10 vezes em dois anos. Considerando-se o número de estabelecimentos, comércios, industriais e residências que passaram a utilizar o recurso.

O mesmo estudo afirma que, até 2060, a energia fotovoltaica chegará a representar um terço da produção global de energia elétrica. O crescimento desse segmento gerou 11 milhões de empregos no mundo todo, de acordo com relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia Renovável.

Quando comparado o ciclo de energia renovável com as fontes tradicionais, é comprovado que os recursos naturais emitem quantidades mínimas ou nulas de CO2, sendo menos prejudiciais ao planeta e mais econômicas no longo prazo.

Ficou interessado em aderir fontes de energia renovável para a sua vida ou negócio? Conheças nossos produtos e, se quiser um trabalho personalizado, entre em contato!

Últimas notícias

O que é e para que serve a ONU?

As redes estão apostando cada vez mais no desenvolvimento de suas tecnologias e se fortalecendo no mercado. Assim, ONU é um serviço que tem a capacidade de prover melhor qualidade nos processos de entrega [...]

Como funciona um Provedor de Internet?

No caminho percorrido até a Internet chegar a usuários, casas e empresas, o provedor é parte fundamental. Ele é responsável por mediar a conexão com a rede mundial de computadores, além de garantir a [...]

Como escolher o cabo de rede ideal?

Ao comprar um cabo de rede, geralmente consideramos dois aspectos: um é a qualidade e o outro é o preço. No entanto, no que diz respeito à segunda característica, como um comprador pode adquirir [...]